SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

EDITAL 01/2019 – SEMECT

EDITAL DE CHAMADA PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO I ENCONTRO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: políticas públicas, participação e resistência.

 

A Comissão Organizadora do I ENCONTRO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: políticas públicas, participação e resistência, por meio deste edital, torna pública a chamada para a submissão e a apresentação de trabalhos, bem como divulga informações pertinentes ao evento.

 

1 DESCRIÇÃO E OBJETIVO DO EVENTO

 

A SEMECT/FME, por meio da Assessoria de Avaliação Institucional, promoverá, no dia 28 de agosto de 2019, o I ENCONTRO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, cujo tema é políticas públicas, participação e resistência. O evento busca reunir profissionais da educação pública de Niterói interessados na temática da avaliação educacional em seus diversos aspectos e relações, dando visibilidade às experiências dos profissionais da rede, a partir de seus relatos.

 

2 DA PARTICIPAÇÃO E DAS INSCRIÇÕES NO EVENTO

 

2.1 Poderão participar do I ENCONTRO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: políticas públicas, participação e resistência os profissionais que atuam nos diferentes níveis, etapas e modalidades da Rede Municipal de Educação  de Niterói, bem como os profissionais que atuam nos setores administrativo-pedagógicos da Sede da SEMECT/FME.

2.2 A participação poderá ocorrer com ou sem apresentação de trabalhos. Para ambos os casos é necessário realizar a inscrição no site do evento, em formulários próprios, dentro dos períodos estabelecidos no cronograma (item 7 deste edital).

2.3 Para participar da seleção de trabalhos, o participante deve submeter a produção escrita no ato da inscrição.

2.4 O site do evento pode ser acessado pelo endereço <https://fme-saen.wixsite.com/jornadaavaliacaonit>.

2.5 As inscrições são gratuitas.

 

3 MODALIDADE, NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

3.1 A modalidade para a apresentação de trabalhos será a de RELATOS DE EXPERIÊNCIAS.

3.2 Cada participante poderá inscrever até 02 (dois) relatos de experiências para apresentação no evento, sendo autor principal em apenas um deles.

3.3 Cada trabalho poderá ter até 03 (três) autores(as), sendo 01 (um) autor(a) e 02 (dois) coautores(as).

3.4 Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados pelo(a) autor(a) ou por um(a) dos(as) coautores(as).

3.5 Cada apresentação terá a duração máxima de 20 (vinte) minutos, seguida de comentários dos coordenadores dos eixos e debates.

3.6 A Comissão Organizadora disponibilizará data show e notebook no dia do evento.

3.7 Os relatos de experiências deverão conter de 06 (seis) a 08 (oito) páginas, incluindo resumo e referências, com apresentação de acordo com a seguinte estrutura: resumo, introdução, desenvolvimento, conclusão ou considerações finais e referências.

3.7.1 O resumo deverá conter até 600 (seiscentos) caracteres com espaço, apresentando informações sobre o objeto do trabalho acadêmico, objetivos, metodologia, discussão, conclusões do trabalho, de forma contínua e dissertativa, em apenas um parágrafo. O resumo deverá ser feito em Times New Roman fonte 10, espaçamento simples. Abaixo do resumo, na linha imediatamente abaixo, devem aparecer as palavras-chave do trabalho, no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco), com alinhamento justificado, separadas por ponto, seguido de inicial maiúscula.

3.7.2 A introdução deverá ser sucinta e justificar o problema estudado de forma clara, apresentando marco-teórico, problema, objetivos e justificativa.

3.7.3 O desenvolvimento, parte principal do texto, deverá ser elaborado de forma objetiva e clara. Nele deverá conter a exposição ordenada e detalhada do assunto estudado, observando a metodologia utilizada (onde, quando e como ocorreu a experiência, o contexto e procedimentos utilizados) e relatando a experiência, contextualizando-a com a pesquisa sobre o tema e trazendo a análise dos resultados obtidos (se for o caso).

3.7.4 A conclusão (ou considerações finais) deverá abordar os objetivos explicitados e uma síntese dos resultados, assim como destacar a análise e discussão dos dados obtidos.

3.7.5 Nas referências deverão constar apenas autores e obras mencionados no texto, seguindo-se as normas da ABNT.

3.8 Os textos dos relatos de experiência deverão apresentar a seguinte formatação: margem superior e esquerda igual a (3cm), inferior e direita igual a (2cm); fonte Times New Roman, corpo 12; espaçamento 1,5 entres linhas em todo o texto; parágrafo de 1,25 cm; alinhamento justificado, à exceção do título; a numeração da página deve constar à direita na parte inferior da folha, em algarismos arábicos; título escrito somente em letras maiúsculas, centralizado e em negrito.

3.9 Os recursos ilustrativos de figuras e tabelas poderão ser utilizados, sendo inseridos no corpo do trabalho. Estes recursos deverão apresentar título acima, em negrito, alinhado à esquerda e numerado com algarismos arábicos. A referenciação das figuras e tabelas deverá ser apontada abaixo das mesmas, alinhada à esquerda, sem negrito. A fonte utilizada para o título e a referenciação das imagens deverá ser Times New Roman 10.

3.10 Os trabalhos completos deverão ser entregues, sem identificação nominal, no momento da inscrição dos participantes. A identificação será feita apenas no formulário de inscrição correspondente à submissão de trabalhos, constante no site do evento.

3.11 Os autores responsabilizam-se por quaisquer tipos de plágio ou cópia que venham a ser identificadas por terceiros.

 

4 EIXOS TEMÁTICOS

 

O evento será organizado sob três eixos, conforme seguem:

EIXO 1 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

EIXO 2 - AVALIAÇÃO EXTERNA NACIONAL E LOCAL

EIXO 3 - (AUTO)AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

5 AVALIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS EM ANAIS

 

5.1 Os trabalhos serão avaliados de acordo com os critérios especificados neste edital, inclusive a pertinência em relação ao eixo correspondente à submissão.

5.2 Os trabalhos aprovados serão considerados aptos à publicação nos Anais do I ENCONTRO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: políticas públicas, participação e resistência.

 

6 CERTIFICAÇÃO

 

6.1 Serão emitidos certificados para os participantes do evento, de acordo com a modalidade de inscrição: certificados de ouvintes e certificados de apresentação de trabalho.

6.2 Os certificados de apresentação de trabalho serão emitidos para o(a) autor(a) e os(as) coautores(as) dos trabalhos apresentados.

 

7 CRONOGRAMA

30/5 a 15/7

Período de inscrições com submissão de trabalhos (entrega obrigatória do texto completo)

21/8

Divulgação dos trabalhos selecionados no site do evento

30/05 a 26/8

Período de inscrições para ouvintes

28/8

Realização do evento

16/8

Divulgação da programação completa no site do evento

8 PROGRAMAÇÃO

 

A programação será divulgada no site do evento, conforme indicado no cronograma.

 

9 DISPOSIÇÕES FINAIS

 

9.1 Caberá aos inscritos cumprir todas as disposições contidas neste edital.

9.2 A inobservância das normas estabelecidas neste edital implicará no indeferimento do trabalho para apresentação e/ou publicação nos Anais do I ENCONTRO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL.

9.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora, publicada em Diário Oficial.

© 2019 por Assessoria de Avaliação Institucional/Niterói. Criado orgulhosamente com wix.com  ,  

Contatos: saen@educacao.niteroi.rj.gov.br 

Telefone: 21 2704-2084

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now